Quando eu penso que sei todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.

7 de jan. de 2012

As Peneiras da Sabedoria

Um homem aproximou-se de seu mestre e lhe disse:

- Mestre vou lhe contar o que disseram de João...

O mestre com sua grande sabedoria responde:

- Calma. Antes de me contares algo que possa ter relevância, te pergunto: Já fizeste passar a informação pelas três peneiras da sabedoria?

- Peneiras da sabedoria? Não. Elas não me foram mostradas - argumentou.

- Sim. Só não te ensinei porque não era chegado o momento. Porém, escuta-me com atenção: Tudo o que disserem de outrem, deve passar antes pelas peneiras da sabedoria. A primeira é a da verdade. Eu te pergunto: Tens certeza de que o te contaram é realmente verdadeiro?

Meio sem jeito ele replicou:

- Bem realmente não tenho certeza. Sei apenas o que me contaram...

O mestre continuou:

- Então se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da 1ª peneira e repousa na 2ª que é a peneira da bondade. Pergunto:

- Trata-se de algo que gostaria que falassem de ti?

- De maneira alguma, Mestre. Evidente que não!

- Então se trata de algo que passou pelos furos da 2ª peneira, já nas cruzetas da 3ª e última. Realizo, portanto a derradeira pergunta:

- Achas mesmo necessário passar adiante essa história sobre teu irmão e companheiro?

- Não mestre. Absolutamente! - respondeu.

- Então - disse o sábio - ela acaba de vazar os furos da peneira da necessidade, perdendo-se na imensidão da terra. Não sobrou nada para contar.

- Entendi, querido mestre. Doravante somente as boas palavras terão caminho em minha boca.

Enviado por: José Cláudio Tenório da Silva - Sorocaba/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário